Saúde

Mitos e verdades sobre a drenagem linfática

Drenagem Linfática - Mitos e Verdades
Written by Gabi Sanches

Drenagem linfática ajuda a perder gorduraA drenagem linfática é uma técnica que existe desde 1930, desenvolvida pelo casal de doutores dinamarqueses Emil e Estrid Vodder para o tratamento de sinusite crônica e de outros distúrbios imunológicos.

Caminhando para 90 anos de existência, a drenagem linfática ainda é permeada por uma série de mitos e verdades, que confundem tanto os incautos quanto até mesmo as pessoas que já recorreram a ela para melhorar a sua saúde.

Confira os maiores mitos e verdades sobre a drenagem linfática

Drenagem linfática ajuda a perder gordura: mito

Indiretamente, a drenagem pode ajudar a perder peso, já que os líquidos retidos poderão ser eliminados, o que por conseqüência, pode te fazer perder algumas gramas ou até mesmo quilos na balança. Porém, isso não terá ocorrido pela redução de gordura, mas sim de líquidos.

Ajuda no pós-operatório de cirurgias plásticas: verdade

Uma das principais recomendações da drenagem linfática é depois da realização de cirurgias plásticas, como abdominoplastias, lipoaspirações e próteses de mama, e ela realmente desempenha um papel muito importante no pós-operatório.

Mitos e Verdades sobre a Drenagem Linfática

Pode haver contra-indicações para a drenagem linfática: verdade

Pessoas com tuberculose, inflamações, insuficiência renal e trombose venosa profunda não devem  se submeter a ela. Já pacientes de hipertireoidismo, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca e estados febris se enquadram nas contraindicações relativas, ou seja, precisam de aprovação médica para realizá-la.

Grávidas não podem fazer drenagem linfática: mito

Na verdade, essa é uma técnica que pode fazer muito bem a elas. A gravidez costuma aumentar o fluxo sanguíneo, assim como a pressão exercida sobre os membros inferiores, que precisam suportar o ganho de peso. A drenagem ajuda a aliviar dores nas pernas e pés, reduzir a aparição da celulite, evitar varizes e até melhorar a qualidade do sono.

About the author

Gabi Sanches

Leave a Comment